• 0 item(s)
  • 0 item(s)
  • 0 item(s)
  • Lombalgia

    Lombalgia

    Clinica

    A dor lombar ou dor nas costas é um termo usado para definir a dor na região lombar causada geralmente por um síndrome músculo-esquelético e desordens relacionadas com as vértebras lombares e tecidos moles, como músculos, ligamentos, nervos e discos  intervertebrais.

    A sua origem deve-se a várias causas, sendo as mais comuns, stress, esforço físico, atitudes posturais, embora certas patologias podem dar origem a lombalgias tais como a espondilose, espondilolistese, hérnia discal, etc…

    Pelo tempo de duração da dor, as mesmas podem ser classificadas como aguadas ( 4 semanas), subagudas ( 1-3 meses) e crónicas ( mais de 12 semanas).

    A sua origem pode ser vertebral, podendo ser estático, de origem ligamentosa, inflamatória, tumural, metabólica, alteração traumática ou alterações nas articulações interapofisárias posteriores, ou de origem extra vertebral como urológicas, ginecológicas, digestivas.

    Sintomas

    As lombalgias podem ser altas de forem entre as vertebras D12 e L4 e baixas se forem entre a L4 e o sacro. O paciente quando sente uma dor, esta, depende do tipo de lombalgia, podendo irradiar-se a partir da parte inferior das costas a um membro inferior e podendo também irradiar-se até à superfície interior da coxa, superfície exterior da coxa, joelho e barriga da perna ou superfície posterior da coxa, perna, calcanhar e pé. O desconforto pode ocorrer em situações em que está sentado ou se estiver de pé durante períodos prolongados, ou quando se executa algum esforço ou ainda um simples levantar. É frequente notar-se um aumento da curva lombar ou hiperlordose.

    Tratamento

    Ao comprimir a zona abdominal obteremos um efeito deslordosamento no sentido ântero-posterior enquanto o plano sagital absorve as tensões mecânicas nos corpos vertebrais.

    Isto é conseguido com uma utilização de ortóteses sacrolombares, que limitam o movimento da zona lombar. Dependendo da origem da lombalgia e da gravidade da mesma, então será decidido o dispositivo apropriado tendo em conta o nível de contenção desejado. Em situações de abdómen proeminente existem modelos criados para estas situações.

    Os sistemas de regulação permitem alterar a compressão.

    http://www.vilsad.keyprime.pt/store/category/67

           

    Fonte: Equipa técnica de Orliman

     

    Links